
Processo seletivo “Sementes Ancestrais, Futuros Possíveis” apoia projetos locais em territórios tradicionais com foco em justiça socioambiental e ações pré-COP30.
As mudanças climáticas e a degradação ambiental têm afetado com intensidade crescente os territórios tradicionais, impactando diretamente os modos de vida de comunidades quilombolas, extrativistas e de outros povos tradicionais. Enchentes, queimadas, secas e a exploração de grandes projetos econômicos têm agravado desigualdades sociais e ameaçado a biodiversidade. Nesse cenário, mulheres e juventudes desses territórios têm desempenhado um papel essencial na proteção da natureza e na defesa da vida, a partir de seus saberes e práticas ancestrais.
Para fortalecer essas lutas e fomentar ações de resistência, a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) lança o edital “Sementes Ancestrais, Futuros Possíveis: Mulheres e Juventudes por Justiça Socioambiental e Climática”, com inscrições abertas de 02 de junho a 10 de julho de 2025.
O edital apoiará projetos que dialoguem com a agenda da COP30 e da Cúpula dos Povos, que ocorrerão em novembro deste ano em Belém (PA), mas não para a participação nesses eventos, e sim em iniciativas nos territórios, em ações locais e de incidência anteriores a essas conferências, reforçando o protagonismo dos territórios na luta por justiça socioambiental e climática.
Objetivo e público
O edital conta com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e terá como público prioritário mulheres e juventudes das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.
Podem apresentar projetos:
- Organizações sociais legalmente constituídas, com atuação em defesa de direitos e experiência com os públicos-alvo;
- Grupos e coletivos informais, desde que indiquem uma organização parceira juridicamente constituída como responsável formal pelo projeto;
- Projetos apresentados por organizações específicas de mulheres e de juventudes terão especial atenção
Estão aptas a participar associações, movimentos sociais, redes, sindicatos, cooperativas, coletivos, grupos de base, organizações baseadas na fé (como igrejas e terreiros), entre outras do campo popular.
Linhas de apoio e recursos disponíveis
Serão selecionados pelo menos 20 projetos, cada um com apoio financeiro de até R$ 20 mil, divididos em três linhas temáticas:
- Formação em Incidência Política para Justiça Climática
- Articulação, Mobilização e Monitoramento de Políticas Climáticas
- Desenvolvimento de Tecnologias de Adaptação/Resiliência às Mudanças Climáticas
Cada organização poderá enviar apenas uma proposta, dentro de uma única linha de apoio.
Como se inscrever
Os projetos devem ser elaborados de acordo com o roteiro disponibilizado pela CESE e enviados por e-mail para: editais@cese.org.br, com o assunto “EDITAL SEMENTES ANCESTRAIS, FUTUROS POSSÍVEIS” e a indicação da linha de apoio escolhida.
Para apresentar a proposta da chamada e responder às principais questões sobre o edital, a CESE realizou no dia 11 de junho uma oficina virtual de tira-dúvidas aberta a todas as organizações interessadas. Clique aqui para apresentar as principais questões levantadas pelos grupos.
Os projetos selecionados serão divulgados no site da CESE no dia 07 de agosto de 2025, e as atividades devem ter início em agosto, com duração máxima de 6 meses.
Clique aqui para acessar o edital completo – “Sementes Ancestrais, Futuros Possíveis: Mulheres e Juventudes por Justiça Socioambiental e Climática”;
Clique aqui para acessar o roteiro de elaboração de projeto;
Clique aqui para se inscrever na oficina virtual tira-dúvidas.
[/et_pb_text][/et_pb_column] [/et_pb_row] [/et_pb_section]